07 de maio de 2010 • 16h17
Uma cooperativa fundada por, na época, catadores de recicláveis de um aterro sanitário, em Santana de Parnaíba, tem hoje cerca de 110 pessoas associadas e reciclou, no mês de abril, 290 t de materiais.
A Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança (Avemare) começou como uma associação formada dentro do Aterro Sanitário da cidade, que fica a aproximadamente 48 km de São Paulo.
Em 2007, foi fundada a cooperativa. "Mas a associação ainda existe. Através dela, realizamos trabalhos sociais para os cooperados, por exemplo", explica a diretora de relações associativas, Isabel Cristina da Fonseca.
Isabel exerce o cargo há cerca de um ano. Ela conta que, na cooperativa, todas as questões são analisadas em assembléias, onde os cooperados têm poder de voto. "Tudo é decido desta maneira, inclusive é assim que são escolhidos os novos cooperados", disse.
Para o técnico da ONG Ipesa, Hamilton Ferreira, que atua como educador em um projeto da cooperativa, a relação no local é "horizontal. As cooperativas normalmente devem funcionar desta forma", afirmou.
De acordo com Isabel, a cooperativa faz coleta seletiva em cerca de 40% de Santana de Parnaíba. A Avemare conta com algumas parcerias, como a prefeitura da cidade e desde 2009 recebe apoio da Petrobras em um de seus projetos ambientais.
O internauta Hamilton Ferreira, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.
O Hamilton é parte da nossa equipe na Avemare! A matéria pode ser lida no link
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4419851-EI8139,00-vc+reporter+cooperativa+recicla+t+de+materiais+em+SP.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário